domingo, 5 de agosto de 2012

13 UNIVERSIDADES ENCERRAM GREVE

No Ceará a greve permanece, a maioria dos docentes votou em assembleia pela rejeição da proposta do governo federal. A próxima assembleia vai acontecer na quarta-feira (8).
A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e o Governo Federal e assinaram na tarde desta sexta-feira (3) o acordo sobre a proposta feita em 24 de julho a respeito do reajuste salarial e da reestruturação da carreira docente das instituições federais. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, a ação põe fim ao processo de negociação com a categoria, apesar de a maioria das assembleias de professores das universidades ter rejeitado a proposta. Ainda segundo o ministério, a postura do governo para os próximos dias será o de monitorar a reação da base docente, e a expectativa é que, aos poucos, os professores retomem as aulas.
A decisão foi anunciada pelo Proifes na noite da quarta-feira (1º), afirmando a aceitação do acordo após uma consulta com 5.222 professores que apontou que a maioria (74%) deles era favorável à proposta. De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Rolim de Oliveira, o Proifes representa cerca de 20 mil professores do Brasil.
Já o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica (Sinasefe) dizem que representam 65 mil docentes em quase todas as 59 universidades, 40 institutos de educação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio. Nestas universidades e institutos, assembleias continuam rejeitando a proposta do governo.
No Ceará a paralisação permanece.
Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) são representados pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará. (Adufc), que é filiada ao Proifes. Ambas as instituições aderiram à paralisação nacional em 12 de junho.
A UFC tem 1.925 professores ativos, enquanto a Unilab tem 35 professores em atividade. No total, 2.513 professores são associados à Adufc, incluindo os aposentados da UFC.
As duas instituições se reuniram em assembleia pela última vez no dia 30 de julho. Na ocasião, a maioria dos docentes votou pela rejeição da proposta do governo federal. A próxima assembleia vai acontecer na quarta-feira (8).
Fonte: CEARÁ AGORA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.