sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ERA VARGAS PODE CAIR NO ENEM 2012; ENTENDA O QUE ESTUDAR

Confira os principais acontecimentos da Era Vargas que você deve estudar para o Enem 2012. 
A Era Vargas pode cair na prova do Enem 2012, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro. Nacionalista e populista, em seu longo período a frente do governo, Getúlio Vargas impulsionou o desenvolvimento do país e instituiu importantes ganhos sociais. Mesmo assim, ele criou o autoritário Estado Novo, com a intervenção estatal em todos os âmbitos da vida pública e privada.
Direta ou indiretamente, os grandes temas
da prova estão ligados a Vargas
 
Para o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, o tema Era Vargas é recorrente, pois este período é o oposto de cidadania. “Direta ou indiretamente, os grandes temas da prova estão ligados a Vargas”, afirma. Uma dica importante é não fazer referência política a regimes de exceção. “Para o exame, a melhor associação referente à Era Vargas deve ser o processo de industrialização, e não o autoritarismo”, explica.
Getúlio Vargas assume o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo do então presidente Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se principalmente pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Em 1937, ele fecha o Congresso Nacional, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais, a partir deste momento sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora.
Nesta época, ele cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Vargas, o presidente considerado o “pai dos pobres” perseguiu vários opositores políticos, principalmente os partidários do comunismo.
Em seu segundo mandato que acontece em 1950, Vargas volta ao poder por meio das eleições democráticas. Neste governo, ele continua com uma política nacionalista. Cria a campanha do "Petróleo é Nosso" que resulta na criação da Petrobras.
Embora tenha sido um ditador e governado o país com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, ele tomou medidas favoráveis aos trabalhadores, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.