sexta-feira, 3 de agosto de 2012

BRASIL REPÚBLICA CAI NO ENEM; ENTENDA O QUE ESTUDAR

Saiba o que é importante estudar sobre os fatos mais relevantes e frequentes da história da República Brasileira para o Enem 2012. 
Brasil República é o tema de história que mais caiu no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todas as suas edições. Os temas variam desde a posse do primeiro presidente, o marechal Deodoro da Fonseca, em 1889, até a eleição da primeira mulher presidente do país, Dilma Roussef, em 2011.
A ideia do Enem é abordar temas que
exigem noção de cidadania do candidato
 
De acordo com o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, este tema é cobrado porque na realidade a ideia do Enem é abordar temas que exigem noção de cidadania do candidato. “A cidadania crítica do aluno e os conteúdos importantes são fundamentais para fazer uma boa prova”, afirma.
A dica do professor é não deixar de conferir os fatos mais relevantes da história republicana brasileira – desde a posse do primeiro presidente até os dias atuais.
Entenda abaixo ponto a ponto do tema Brasil República:
República Velha (1889-1930)
A chamada República Velha é marcada pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. É conhecido como o período que compreende a República da Espada e do café com leite. Ela foi instituída no Brasil em 1889 e permaneceu até 1930.
A República da Espada (1889 a 1894)
A palavra República tem origem no latim res publica, cujo significado é "coisa pública". O início do período republicano no Brasil foi marcado por governos militares que comandaram o país de forma centralizadora, enfrentando a oposição de setores monarquistas, da sociedade civil e das oligarquias regionais.
República das Oligarquias (1894 a 1930)
Após o breve comando militar no início do período republicano, o Brasil passou a ser controlado pelas elites oligárquicas de Minas Gerais e São Paulo, que se revezavam, no poder e ditavam os caminhos do país.
A crise da República Velha e o Golpe de 1930
Em 1930 ocorreriam eleições para presidência e, de acordo com a política do café-com-leite, era a vez de assumir um político mineiro. A revolução de 1930 põe fim à República Velha e leva Getúlio Vargas ao poder, de forma provisória. É o início da Era Vargas.
Nova República (1985 a 2012)
O período da História do Brasil conhecido como Nova República teve início em 1985, com o fim da Ditadura Militar e início do processo de redemocratização. Este período da História do Brasil dura até os dias atuais.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.