sexta-feira, 3 de agosto de 2012

IDADE MÉDIA CAI NO ENEM; ENTENDA O QUE ESTUDAR

Saiba o que é importante estudar sobre os fatos mais relevantes e frequentes da história da Idade Média para o Enem 2012. As provas do Enem 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro
Idade Média é tema figurinha do Enem. As provas este ano serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. A avaliação de história avalia a consciência dos estudantes diante dos direitos sociais e da cidadania no Brasil.
A Idade Média tem início na Europa
com as invasões bárbaras
 
A Idade Média tem início na Europa com as invasões bárbaras, no século V, sobre oImpério Romano do Ocidente. Esse período estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A época é caracterizada por economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Segundo o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, a Idade Média é cobrada para avaliar os conhecimentos dos candidatos em relação ao desenvolvimento econômico, ao renascimento industrial e à passagem do feudalismo. “Nessa época, a produção já é voltada para o comércio, e o trabalhador não é escravo”, aponta.
A Idade Média começa a partir da queda do Império Romano do Ocidente, em 476 e se encerra com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turco-otomanos, em 1453. Essa época costuma ser dividida em duas partes: Alta e Baixa Idade Média.
Entenda abaixo ponto a ponto do tema Idade Média, e como ele pode cair no Enem 2012:
Alta Idade Média (século V    X)
A Alta Idade Média foi a época de consolidação do feudalismo na Europa Ocidental. No Oriente, aconteceu o contrário: em vez da descentralização política feudal, o período foi marcado por dois forte impérios: o Bizantino e o Árabe.
Baixa Idade Média (século XI – XV)
A Baixa Idade Média é quando o feudalismo chegou ao auge e entrou em decadência. As transformações aconteceram de forma lenta e só se concluíram na Idade Moderna, quando seriam substituídas pelas monarquias nacionais e pelo sistema mercantilista.
A Idade Média foi responsável por importantes avanços, sobretudo no que diz respeito à produção agrícola. Outra herança medieval são as universidades, que começaram a surgir na Europa no século XIII.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.