sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL CAI NO ENEM; ENTENDA O QUE ESTUDAR

Os principais fatos e acontecimentos da Segunda Guerra Mundial que você não pode deixar de estudar para o Enem 2012. 
Até a edição de 2011 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o tema Segunda Guerra Mundial fica empatado com o tema Brasil Colônia em quantidade de aparições no exame. As provas este ano podem abordar o tema sob perspectivas como a incapacidade humana de resolver conflitos e até mesmo a formação de vínculos com acontecimentos históricos pontuais, menores e menos famosos.
Vários fatores influenciaram o início deste conflito,
que teve início na Europa e rapidamente
se espalhou pelo mundo
A Segunda Guerra Mundial é considerada o maior conflito da história, com seus combates entre os cinco continentes, que deixaram 50 milhões de mortos.
De acordo com o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, a Segunda Guerra Mundial cai com frequência para colocar em debate a incapacidade humana de resolução diplomática. “O candidato deve criar vínculos entre o passado e o presente. Os massacres na Bósnia são um exemplo de que o nazismo não acabou na Segunda Guerra Mundial”, afirma.
As pretensões expansionistas do líder alemão Adolf Hitler dão origem a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Do conflito, emergem duas superpotências: Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS).
Vários fatores influenciaram o início deste conflito, que teve início na Europa e rapidamente se espalhou pelo mundo. Esse confronto foi resultado dos problemas sociais e políticos da Europa, do nacionalismo sem limites e das pretensões da Alemanha de aumentar os seus domínios.
O marco inicial acontece no ano de 1939, quando o exército alemão invade a Polônia. De imediato, França e Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Segundo a política de alianças militares existentes na época, dois grupos são formados: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
A guerra termina somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque nas cidades de Hiroshima e Nagazaki, quando os Estados Unidos despejou bombas atômicas.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.