sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O QUE CAI NA PROVA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM 2012

Universia Brasil menciona e explica tudo o que deve cair na prova de Linguagem, Código e Tecnologias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 para que você direcione melhor seus estudos
Uma dúvida frequente dos alunos brasileiros éo que cai no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) . A prova é tão ampla que, normalmente, se esquece de que a prova tem sim conteúdos específicos. Por isso, fique sabendo o que deve constar no exame para que você possa direcionar melhor seus estudos e não perca tempo com assuntos que não cairão.
O edital do Enem não cita autores,
mas sim competências óbvias
de um estudante de literatura
 
Fique atento às noticias do Universia Brasil que sairão sobre o Enem, pois daremos dicas de tudo o que está relacionado a ele. Dicas do que estudar, como estudar, para estudar; além de conteúdos didáticos sobre diversos temas que podem estar no Enem ou ser tema da redação. Hoje, você saberá o que estudar para a prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; mas fique atento, mais notícias estão por vir. Este ano é aquele em que você fará tudo para entrar em uma boa faculdade, e a Universia quer ajudar e fazer parte deste processo.
De acordo com o edital de 2011, o que será cobrado na prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias será:
1 - Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação
Nesta competência, é importante que você entenda bem sobre modos de organização textual. Ou seja, saber se é uma narração, uma descrição, uma dissertação; se está em primeira ou terceira pessoa; o tipo de narrador, etc. É necessário também saber como diferentes esferas (públicas ou privadas) produzem textos e quais as diferenças entre eles.
2 - Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade
Aqui o Enem abordará questões que falam sobre linguagem corporal. Questões de vivência, como morar fora e identidade juvenil são possíveis temas. Fique atento também a mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino em nossa sociedade, exercícios físicos e saúde, o corpo e a expressão artística e cultural, o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura (pense como o corpo dos homens e das mulheres foram mudando ao longo da história, principalmente devido a questões estéticas e possibilidades de alimento), condicionamentos e esforços físicos, esporte, dança, lutas, jogos e brincadeiras.
3 - Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania
O que o Enem pede nesta competência são conhecimentos sobre artes visuais, teatro, música e dança. Preste atenção nos conteúdos estruturantes destas linguagens artísticas, elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas (não se esqueça que a dança, o teatro, as artes visuais e a música são linguagens; por isso têm estruturas morfológicas e sintáticas da mesma forma que o português convencional).
4 - Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos
É a boa e velha literatura. O edital não cita autores, mas sim competências óbvias de um estudante de literatura. Por isso, estude a literatura brasileira e portuguesa. Algumas questões, de acordo com o edital de 2011, devem estar relacionadas com outras artes. Por exemplo, uma pintura de Boticelli relacionada com algum poema de Camões, já que ambos são classicistas.
5 - Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos
Aqui é importante entender como o texto, em toda a sua forma, constrói um sentido, ideia, ponto de vista. E, ao mesmo tempo, observar estruturas menores do texto e as relações lógico-semânticas entre elas. Ou seja, um texto tem uma ideia principal, macro; mas também tem pontos menores, ligados por estruturas gramaticais, para formar uma ideia macro.
6 - Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa
Neste tópico é necessário que você saiba bem identificar formas de apresentação de pontos de vista de um autor, como ele organizou o texto dele e como ele trabalhou a profissão textual dele. Fique atento também ao papel social e comunicativo dos interlocutores e suas relações com propósitos comunicativos, espaço e tempo produzidos.
7- Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística
Neste caso, é importante identificar e usar a norma culta, padrão da língua. Fique atento também para trabalhar e identificar elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico (formal ou informal), grau de formalidade, seleção lexical (seleção das palavras usadas num texto), tempos e modos verbais (futuro, pretérito; indicativo, subjuntivo).
8 - Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social
Nos outros tópicos, falou-se mais da língua na sua forma culta, padrão e escrita. Isto é, clássicos da literatura e arte. Aqui, é importante saber informações sobre a cultura de massa. Portanto, fique atento a textos digitais, caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica (ou seja, quem são aqueles que escrevem na rede?), os recursos linguísticos dos internautas e realizadores da cultura de massa e a função social das novas tecnologias.
Fonte: UNIVERSIA

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