terça-feira, 7 de agosto de 2012

SAIBA QUEM É O GRANDE VILÃO DA REDAÇÃO DO ENEM

Se você acredita que os grandes vilões do Enem são os corretores, os temas de redação injustos ou os assuntos cobrados, você pode estar muito enganado. Saiba o que realmente pode prejudicar você na correção da redação
O grande vilão da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser o chamado ladrão de cena. Isso mesmo. Pode ser ele o grande culpado pela sua nota baixa na redação. Isso acontece porque o candidato realiza o exame pré-condicionado a um tema específico (fato cotidiano visto em uma notícia do jornal) durante o desenvolvimento do texto e acaba por fugir do tema proposto pela banca examinadora.
A pior coisa que pode acontecer em um exame
é o aluno chegar pré-condicionado ao tema
e atrair o ladrão de cena
De acordo com o professor Francisco Platão, da rede Anglo de ensino, esse é o maior problema enfrentado pelos candidatos do Enem. "A pior coisa que pode acontecer em um exame é o aluno chegar pré-condicionado ao tema e atrair o ladrão de cena", explicou.
O professor Platão acrescenta que mesmo praticando várias vezes o tema da redação, o estudante não deve se prender ao que ele já estudou anteriormente na hora de fazer a prova. "O candidato deve estar preparado para trazer algo novo para a redação, e não se deixar induzir pelo ladrão de cena", afirmou.
Entendeu? Vamos explicar melhor: suponhamos que o tema da redação seja o preconceito das torcidas contra os jogadores negros. Muitos estudantes escrevem na redação a história do racismo ou comenta sobre quem são os principais esportistas afro-descendentes (como o caso do atacante Grafite), e se esquecem de fazer uma análise da violência contra o esportista afro-descendente.
Para não ser vítima do ladrão de cena, o candidato não deve realizar o exame pré-condicionado a um tema e tampouco exagerar na quantidade de exemplos. A dica é mostrar os seus conhecimentos de atualidades (nacional e internacional) relacionando os três eixos avaliados pelos corretores na prova de dissertação (confira aqui) e argumentar, argumentar e argumentar. A prova de redação do Enem nada mais é do que analisar a capacidade do aluno em dar uma solução cidadã para os problemas da sociedade.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.