sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PROFESSOR, UMA MARCA REGISTRADA

O que importa é que como professores reconheçamos nosso papel e saibamos da importância que tivemos, temos e teremos na vida
Rejane Vidal
Profª Ciências da Rede Municipal de Fortaleza
Qualquer ser humano, em algum momento de sua vida teve um professor, professora, mestre, instrutor, orientador , mãe ou uma tia mais velha ( que muitas vezes nem tinha terminado o normal mas ensinava em casa e eram respeitada como professora com carta branca para educar), alguém que tenha ensinado nossas primeiras letras. Ou quando em casos raros aprendiam sozinhos com a cartilha do ABC, Tabuada, ou pequenos pedaços de livros ou jornais velhos com muita garra e determinação como sabemos ser possível.
Pobres ou abastados, todos precisam desse profissional para alfabetizar-se seja qual for o método tradicional ou moderno. Lembrando um pouco os estudantes mais antigos, da época da palmatória, cascudo, puxão de orelha, chulipa ou quando ficavam de castigo de joelhos nos grãos de milho minutos ou horas ao errar uma conta ou ler uma palavra gaguejando, fora as infinitas cópias de palavras ou frases de fazer chorar pela dor na munheca ou seja no punho ou na pior das hipóteses uma surra de corda. Não tenho certeza se foi assim tão mal a educação daquela geração: de excelente caligrafia, alguns faziam cálculos de cabeça, liam escreviam e interpretavam corretamente com todas as pontuações possíveis e inimagináveis. 
Ressaltando a obediência, respeito, limites, valores e regras aprendidos para uma boa convivência em sociedade. Os tempos foram passando as escolas públicas foram aumentando, apareceram as escolas particulares com novos métodos e inovando a aprendizagem, o século XXI chegou, a globalização, internet, trilhões de informações, milhares de escolas, faculdades, doutores, estudiosos do mundo todo, tentando vender seu super produto ensinar aprender o Saber. Não quero aqui falar de salário, de alunos, nem dos problemas do sistema educacional, quero somente lembrar que qualquer profissional do menor nível ao mais alto escalão (juiz, advogado, médico, contador, químico, gari, agente administrativo, prefeito, vendedor de banana, etc), existentes no Brasil e no mundo sempre precisou ter e teve um professor mesmo ele sendo: bom, ruim, sem ou com didática, legal, alegre, antipático, afetuoso, mal humorado, respeitoso, desrespeitoso, com ou sem domínio de conteúdo, que ouve ou isola o aluno, um ídolo ou uma aberração, educado ou bruto, mas que em alguns alunos conseguiu despertar a curiosidade do querer saber, o amor pela leitura, melhorar de vida, encorajou a não desistir de um sonho, aconselhou no momento da escolha da profissão, vestibular, defendeu, apoiou, deu outra chance, soube ser humano e amigo. Marcou de alguma forma esse indivíduo. O que importa é que como professores reconheçamos nosso papel e saibamos da importância que tivemos, temos e teremos na vida, dessas pessoas que se dizem: trabalhadores autônomos, privados ou profissionais com vínculos públicos, políticos, militares, executivos, etc. mas que estão onde estão porque nós existimos e infelizmente esqueceram de nós.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES PARA OS COLEGAS QUE AMAM SER PROFESSOR E TAMBÉM PARA OS QUE AINDA NÃO APRENDERAM A AMAR ESSA PROFISSÃO DIGNA E MISSIONÁRIA. QUE ASSIM SEJA.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.