sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR: HERÓIS DO ENSINO

Neste Dia dos Professores temos uma data para reflexão!
Varlei Ramos
Antigamente, professores e alunos mantinham relações de autoridade e, muitas vezes, de medo, sendo comum ouvir histórias de castigos e punições entre eles. Os tempos mudaram, a tecnologia avançou e nossos profissionais ganharam mais liberdade entre o prazer e o dom de ensinar,e o relacionamento sadio com os alunos.
Anos atrás professores eram encarados como figuras máximas do respeito e da qualificação na hora de ensinar. Hoje, lutam por suas formações, qualificações e reciclagem, além de preocuparem-se com o aprendizado e a forma de relacionarem-se com seus alunos. Diante dos benefícios e desafios da profissão, qual é a valor do professor na educação brasileira?
Um professor qualificado em sala de aula é um profissional que trabalha motivado para superar a expectativa intelectual dos alunos, consegue despertar atenção e explicar de forma hábil a matéria em questão. Com essa postura profissional percebe a verdadeira importância de ser um profissional qualificado, o professor moderno de hoje conquista o respeito e cria uma proximidade com os alunos.
Os professores que se aproximam de seus alunos de uma forma mais amiga, conseguirão o respeito, e a partir dessa conquista tudo ficará mais fácil de conduzir. Com os tamanhos desafios da profissão como a baixa remuneração, pouca reciclagem e falta de investimento, podemos considerar os professores como grandes heróis em prol do ensino.
É no Dia dos Professores que devemos refletir sobre o verdadeiro papel que exercem, afinal, todos nós um dia, precisamos de um mestre para nos ensinar os primeiros passos ou mesmo a profissão que exercemos. Devemos refletir sobre os direitos e deveres, como boa remuneração, condições dignas do ambiente de trabalho, material didático adequado e tecnológico que desperte atenção dos estudantes, mas como dever de se reciclar sempre, buscando conhecimento de ferramentas inovadoras.
Atualmente, temos um divisor de opiniões, pois os professores não buscam se atualizar porque precisam preencher seus horários com aulas para reforçar a renda no final do mês e do outro lado, o governo e as instituições que não melhoram suas ofertas salariais por falta de capacitação, mas a qualificação é sempre um diferencial para conseguir melhores postos de trabalho. 
Os resultados estão associados com várias questões, entre elas a capacitação dos professores e também a estrutura de trabalho oferecida.
Didática tecnológica
A reciclagem é necessária em qualquer área, principalmente na educação, até porque temos jovens dinâmicos que nos surpreendem dia a dia, e a reciclagem quanto menor seu intervalo de tempo, melhor. A linguagem do jovem está associada com a tecnologia e o profissional que é o responsável direto pelo ensino precisa entender a linguagem de interesse e fazer uso de ferramentas tecnológicas.
A tecnologia é um caminho certo e positivo na educação. Ferramentas tecnológicas são um material interativo que despertam atenção de todos, cabe aos governantes se atentarem a ferramentas desse gênero para integrar professores e alunos. A tecnologia, uma vez bem aplicada, desperta interesse, aproxima professores e alunos e com toda certeza ajuda de uma forma surpreendente no ensino.
Neste Dia dos Professores temos uma data para reflexão! Ser professor é antes de tudo um DOM, uma missão nada fácil, pois sofrem com a falta de apoio, mas a grande motivação é o desafio de educar, e no futuro próximo saber que contribuiu para uma sociedade melhor.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.