quinta-feira, 11 de outubro de 2012

REDAÇÃO DO ENEM 2012: 8 DICAS PARA ESCREVER MELHOR

Além de ser necessário para seu desenvolvimento acadêmico, escrever bem é uma exigência para qualquer emprego e profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho e nas empresas
Sua habilidade de escrita é uma necessidade e não algo que você deve escolher desenvolver. Ela é necessária para seu sucesso acadêmico e também para o profissional. Para que você escreva bem é necessário bom vocabulário - para que não haja repetição de palavras - e coerência em sua argumentação - para que as ideias expostas no texto façam sentido para o leitor e também gramática correta.
Repetição de ideias ou de palavras empobrecem o texto
de qualquer candidato
Confira a seguir 8 dicas práticas que podem ajudá-lo a escrever melhor:
Faça uma lista
Para ajudá-lo a organizar as ideias e argumentos que deseja expor em seu texto você pode fazer uma lista com cada idem na ordem correta para que façam sentido e tenham coerência.
2. Coloque em ordem de importância
Conforme você for desenvolvendo seu texto irá perceber que certos itens de sua lista irão ser descartados. Para facilitar esse processo, faça a lista de maneira que aqueles mais importantes estejam em primeiro lugar e os menos importantes, que podem ser rejeitados, em último lugar.
3. Tenha argumentos sólidos
Para que seu texto tenha maior credibilidade você deve procurar evidências científicas, estatísticas e outras informações importantes que podem servir como base para sua argumentação.
4. Faça citações
Dependendo do assunto e formato de texto que estiver redigindo poderá utilizar citações de autores e obras relacionados ao tema que podem enriquecer sua escrita e demonstrar conhecimento mais aprofundado sobre o tema.
5. Cuidado com repetições
Repetição de ideias ou de palavras empobrecem o texto de qualquer candidato. O “que” usado em exagero também pode prejudicar sua redação.
6. Use exemplos
Usar exemplos também é uma ótima ferramenta para melhorar seu texto. Você deve evitar, porém, empregar situações ou personalidades muito usadas que já viraram lugar-comum nesse tipo de assunto.
7. Fuja dos clichês
Um texto que poderia ser excelente perde muito de seus pontos quando apela para clichês em sua argumentação. Sua intenção pode ser positiva, mas o avaliador entenderá como um recurso para “encher linguiça”. Evite expressões como “Desde os primórdios da humanidade”, “Importância vital”, “Caixinha de surpresas”, “Abrir com chave de ouro”, entre outras.
8. Revise
Não escreva sua redação na última hora da prova. Procure fazê-la antes de responder as outras questões de forma que você possa revisá-la depois, antes de entregar. Isso permite que você identifique erros gramaticais ou de raciocínio e faça uma edição final do texto.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.

 
Facebook Twitter Orkut My Space Digg yahoo Mais...