Alguns fazem isso extremamente bem, enquanto outros lutam contra este tipo de aprendizado. Confira 6 dicas para tornar suas aulas mais divertidas
Não há nenhuma razão lógica pela qual o aprendizado não deva estar alinhado com a diversão. Especialmente porque os alunos retêm melhor na memória conteúdos que lhes foram marcantes e divertidos.
Confira 6 dicas para tornar suas aulas mais divertidas:
1. Grupos de estudo
Se você estiver passando uma apresentação em sala de aula, tente deixá-la o mais divertida possível |
Trabalhe com grupos de estudo e desenvolva jogos divertidos para que todos pratiquem juntos. Ilustre matérias e palavras-chave com marcadores de texto coloridos para que eles fixem o conteúdo. Desenvolva quizzes com pontos e prêmios. Faça os estudantes rirem.
2. Faça concursos
Faça concursos amigáveis para instigar boas notas, mas lembre-se de não incentivar a competição exacerbada. Por exemplo, quem tiver feito todas as lições de casa escolhe qual passeio será feito no final do ano, entre outras ideias com este foco. Use sua imaginação.
3. Leituras
Quando você estiver fazendo alguma atividade pouco dinâmica, como leitura em sala de aula, pense em maneiras que podem ajudá-lo a transformar esta experiência em algo que marque os alunos. Conecte conteúdos, passe informações apropriadas e traga o que está sendo aprendido para a realidade dos alunos.
4. Escute música
Que tal colocar um pouco de música enquanto os alunos estiverem fazendo exercício? Escolha um ritmo mais calmo e ponha num volume baixo. Quebre a monotonia do silêncio durante um exercício. É relaxante.
5. Excursões
Não precisa ir muito longe. Você pode organizar esse tipo de evento tendo como destino o bairro vizinho ou mesmo um estado próximo. O objetivo é que o aluno experimente a matéria que está aprendendo.
6. Apresentações
Se você estiver passando uma apresentação em sala de aula, tente deixá-la o mais divertida possível. Lembre-se de que certos tipos de seminário exigem que as luzes estejam apagadas e que os alunos têm sono pela manhã. Por isso, use humor, traga o assunto para o cotidiano e faça algo dinâmico. Se não, até você vai dormir na sua própria aula.
Fonte: UNIVERSIA
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.