domingo, 9 de dezembro de 2012

FATO INÉDITO: VESTIBULAR UEVA COBRA CONHECIMENTO DE DUAS OBRAS LITERÁRIAS

O vestibular UEVA 2013.1 reservou uma surpresa aos vestibulandos: fugindo à tradição de a obra literária da prova de conhecimentos gerais ser a mesma da prova de conhecimentos específicos, nesta edição de seu vestibular duas obras literárias foram abordadas.
Na prova de conhecimentos gerais, realizada pela manhã, os vestibulandos responderam às questões de língua portuguesa baseada na obra A Bagaceira, de José Américo de Almeida. No entanto, contrariando a tradição, informações preliminares de estudantes que fizeram a específica da língua portuguesa e já terminaram a avaliação dão conta de que a prova realizada à tarde tinha como obra literária O Mulato, de Aluísio Azevedo.
Se este fato se confirmar, é a primeira vez na história do vestibular da UEVA neste formato com prova específica (realizado desde a edição 2007.2) que duas obras literárias são cobradas.
Para os estudantes da Escola Marieta Cals nada a temer, visto que a obra O Mulato era a aposta da coordenadora Livramento Dias para este vestibular, a ponto de o simulado feito nos dias 28 e 29 de novembro ter esta obra literária como base.
O mulato é o segundo romance de Aluísio Azevedo, escrito no ano de 1881. Foi responsável pelo início do naturalismo no Brasil.
Denúncia do preconceito racial na sociedade maranhense e da corrupção do clero, o livro irritou os comprovincianos de Aluísio a ponto de o escritor resolver mudar-se para a Corte, onde faria sucesso. Encontra-se atualmente em domínio público de acordo com as leis autorais do Brasil.
Trama
O romance nos fornece uma boa visão do meio maranhense da época. Raimundo é mulato, mas ignora a própria cor e a sua condição de filho de escravo. Sendo doutor, estudara na Europa, não consegue entender as reservas que lhe faz a alta sociedade de São Luís. O personagem é dotado de encantos e poder sedutor junto às mulheres; o que não deixa de, pela idealização, aproximá-lo das personagens romance.
* Com informações de Wikipédia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.