quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ENEM: SEDUC E SEJUS AMPLIAM EM 76,2% NÚMERO DE INSCRITOS DAS UNIDADES PRISIONAIS

Nos próximos dias 3 e 4 de dezembro, 585 estudantes das unidades prisionais cearenses terão a oportunidade de participar do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2013. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 76,2% no número de inscrições. Um dos fatores que contribuiu para este crescimento, de acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), foi o esforço conjunto dos professores e técnicos da pasta e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).
Os profissionais das duas instituições divulgaram o Exame nas unidades prisionais e incentivaram e orientaram os apenados estudantes do ensino médio ou ainda os que não estavam estudando, mas que já concluíram o ensino fundamental, sobre a importância de participar desse momento.
Nohemy Rezende, responsável pela área da Diversidade e Inclusão Educacional , integrada à Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea) da Seduc, ressalta o trabalho da equipe da educação em prisões, sob a gerência das professoras Magnólia Costa e Aliny Silva, também responsáveis pelo cadastrado no SIMEC/INEP das 585 inscrições, e do assessor educacional da Sejus, Alex Mourão, que tiveram papel fundamental na divulgação. "Eles mobilizaram e apoiaram os diretores das escolas e das unidades prisionais em relação às providências exigidas no processo de inscrição, possibilitando o cumprimento do calendário estabelecido pelo INEP para essa etapa (de 07/10 a 05/11)" - explica a coordenadora.
A Seduc também destaca a atuação da Escola de Ensino Fundamental e Médio Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, sediada em Itaitinga, que tem a função de coordenar as ações educativas desenvolvidas no contexto da privação da liberdade da Região Metropolitana de Fortaleza . Essa unidade programou um conjunto de atividades para melhorar a aprendizagem dos estudantes e motivá-los para as provas. Uma delas são os aulões preparatórios, cuja finalidade é favorecer o acesso de todos aos conteúdos das quatro áreas do conhecimento, inclusive de redação. "A primeira etapa deste processo foi realizada com sucesso. O grande desafio é continuar esse clima de cooperação e mobilização para que todas as pessoas inscritas façam as provas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2013" - frisa Nohemy.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.