No embalo de atividades voltadas para preparação dos estudantes para o vestibular da UVA (Processo Seletivo 2014.1), a Escola Dona Marieta Cals realiza mais uma aula de metodologia inovadora.
A aula de campo realizada no dia 13 de Novembro em Sobral, na Casa do Capitão-mor teve a participação de 49 alunos atentos. Literalmente passeando pela História de Sobral, eles puderam desfrutar de uma excelente atividade extraclasse pelas ruas sobralenses. A chegada foi pontual, 8:00 (horas) da manhã, o ponto de partida foi do mais velho sobralense: Rio Acaraú.
Com a regência do Professor da UVA e funcionário da Casa do Capitão-mor, Edilberto Florêncio, os estudantes ouviram atenciosamente como a Fazenda Caiçara nasceu às margens do Rio Acaraú no século XVIII. A jornada pela história sobralense continuou ao lado da Igreja da Sé, a Igreja Matriz da cidade, a partir da qual se constituiu a Vila Distinta e Real de Sobral em 1773, em virtude da agropecuária e da religiosidade, ilustrada pelo monumento ao pelourinho em frente à Igreja, que simbolizava a categoria da localidade de Vila.
Ainda no mesmo local foi possível visualizar a Câmara e a Cadeia de Sobral, usada como cenário pelo romancista Domingos Olímpio em Luzia-Homem, com traços arquitetônicos característicos do período. Fomos surpreendidos pelo toque de 9:00 do relógio da torre da Sé, ainda em funcionamento, importado de Paris no século XIX, causando frisson em todos os presentes.
Dom José foi visitado nas palavras de Edilberto várias vezes, comentando a importância do religioso para a constituição da cidade e sua rivalidade com o político José Saboya, dois importantes sujeitos históricos na constituição da cidade. Sem ater-se apenas a história factual tradicionalista, discorremos também sobre a diversidade étnica da região, com grande resistência de povos nativos contra a ocupação dos colonos e a forte presença de escravos negros na cidade, pilares imprescindíveis na constituição da nossa identidade.
Finalizamos o passeio educativo com a exibição de um documentário de 28 minutos na Casa da Cultura, onde personalidades como os historiadores Pe. Sadoc e Giovana Saboya discorreram sobre a história do município. Na proveitosa aula de campo foram contemplados aspectos gerais da História de Sobral que invariavelmente são cobrados no vestibular da UVA como: bases econômicas, política, religiosidade, revoltas e etc.
A Escola Marieta Cals está confiante no sucesso de seus alunos no vestibular, todo trabalho está voltado para o êxito dos nossos jovens, e acreditamos no potencial que eles contêm.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.