quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SIMULADO EMC VEST - COMENTÁRIO DA REDAÇÃO (TURNO TARDE)

TEMA
“Observo que conforme vai passando os dias a sobrevivência humana fica mais difícil, pois o racismo e o preconceito estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia!”
(Vanderson Dapper)
A proposta de redação foi a realização de um texto dissertativo-argumentativo, e exigiu do candidato a interpretação da temática, o que dificultou a elaboração do texto.
O aluno deveria defender uma ideia que já veio definida, aumentando, dessa forma, o grau de dificuldade na produção textual.
Introdução: o candidato deveria expor a ideia expressa na temática (a presença do racismo e do preconceito na sociedade e as dificuldades oferecidas por eles para a sobrevivência humana), mostrando claramente que seu ponto de vista concorda com essa temática e justificando-a de maneira rápida e concisa, uma vez que o parágrafo introdutório não deve ser longo.
Desenvolvimento: no 2º e no 3º parágrafos o candidato deveria apresentar pelo menos dois argumentos para sustentar a ideia lançada na introdução, como por exemplo:
- A intolerância entre raças, gêneros, etnias ou grupos sociais e ideológicos diferentes.
- Resgatar experiências históricas onde o racismo e o preconceito geraram doutrinas que dizimaram milhares de pessoas.
- Demonstrar como tais doutrinas ainda causam repercussão nos dias de hoje, exemplificando com fatos e situações de conhecimento geral.
Conclusão: No último parágrafo, o candidato poderia retomar a tese inicial e apresentar uma solução para o problema discutido. Ou, de forma conclusiva, apresentar uma síntese das ideias abordadas no texto.
É importante salientar que obteve sucesso o candidato que apresentou domínio do assunto, que escreveu de forma clara, objetiva e seguiu a norma culta da Língua Portuguesa.
Professora Íris Dayane.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.