segunda-feira, 20 de julho de 2015

REDAÇÃO NO ENEM – A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA E DA FILOSOFIA.

A redação do ENEM propôs avaliar novas habilidades e competências dos alunos e alunas do ensino médio. Nesse modelo, a capacidade de argumentar e propor soluções – concretas, aplicáveis no mundo real, ancoradas na análise de elementos da realidade social, econômica e política brasileira – ganhou uma enorme importância e enfraqueceu o “achismo”. Nem todos os argumentos são válidos, nem todas as opiniões têm a mesma validade.
A capacidade de olhar a realidade de forma complexa e multifacetada é decisiva para isso. As fontes para a reflexão podem ser variadas: imagens, textos escritos… Analisemos, por exemplo, a charge abaixo:
Podemos observar pelo menos duas dimensões – que estão interligadas: Para um urso polar, o gelo seria uma ajuda. Mas por quê? Por qual razão o urso estaria precisando de esmolas? Percebemos que é um urso polar. Ele está precisando de ajuda. ela vem na forma de um cubo de gelo. Sobre o que se está falando?
A resposta já está clara: sobre o aquecimento global.
Daí a importância da capacidade de estabelecer conexões entre fenômenos e informações aparentemente díspares. E isso é uma das razões do ensino da Sociologia e da Filosofia no ensino médio!
Observe a lista de temas de redação nas provas do ENEM desde 1998 (meus agradecimentos à professora Marilene Banhos, que chamou minha atenção para este aspecto):
1998 – “Viver e aprender”
1999 – “Cidadania e participação social”
2000 – “Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?”
2001 – ““Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”
2002 – “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”
2003 – “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”
2004 – “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”
2005 – “Trabalho infantil no Brasil”
2006 – “O Poder de Transformação da Leitura”
2007 – “O Desafio de se Conviver com a Diferença”
2008 – “Como preservar a floresta Amazônica”
2009 – “O indivíduo frente à ética nacional”
2010 – “O trabalho na construção da dignidade humana”
2011 – “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”
2012 – “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”
2013 – “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
Todos são temas que são trabalhados nas aulas de Sociologia e Filosofia, não é mesmo? Trabalho e sociedade; ética; tolerância e respeito; meios de comunicação de massa…

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