terça-feira, 12 de janeiro de 2016

PARTICIPANTES DO ENEM PODEM OBTER CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO

Como fazer para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das maiores dúvidas dos participantes que realizaram o teste com essa finalidade. Os candidatos que optaram pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) como instituição certificadora, no ato da inscrição, deverão procurar um dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) com os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3x4.
Os critérios para obter o certificado de Ensino Médio, por meio do ENEM, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), são: ter 18 anos ou mais na data da realização da primeira prova; ter atingido a pontuação mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e pelo menos 500 pontos na redação. A iniciativa é destinada às pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade adequada.
Caso o aluno não tenha alcançado a pontuação necessária em todas áreas, mas ainda deseja obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, ele poderá solicitar uma declaração parcial de proficiência ao Ceja, com a pontuação das áreas de conhecimento em que obteve o resultado satisfatório. Com este documento, o estudante terá a opção de fazer a matrícula no Centro para cursar as disciplinas que faltarem para receber a certificação. 
Em 2009, o MEC ampliou os objetivos do Enem e incluiu a certificação. A Seduc solicitou ao Conselho de Educação do Ceará autorização para realizar a certificação nos Cejas, dos quais, nove estão na capital e 23 no interior. Conforme a legislação nacional, os Institutos Federais de Educação também podem fazer a certificação.
Veja a localização dos Centros de Educação de Jovens e Adultos: AQUI
Fonte: SEDUC CE

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.