quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

SINDICATO PEDE REVISÃO DE PORTARIA SOBRE LOTAÇÃO DE PROFESSORES NO CE

Categoria diz que portaria pode ocasionar corte de profissionais. Em nota, Seduc diz que está aberta ao diálogo e negocia com professores.
Representantes do Sindicato dos professores e servidores do Ceará (Apeoc) se reuniram nesta quarta-feira (6) com o secretário de educação do Ceará, Mauricio Holanda, para negociar a suspensão temporária da portaria 1.169/2015, sobre a lotação de professores nas escolas públicas estaduais em 2016, para revisão das determinções do documento . A categoria se reúne com a Seduc desde terça-feira (5), em Fortaleza, e tem outros encontros agendados até a próxima segunda-feira (11).
Sindicato dos professores e secretário de educação
se reúnem para debater portaria sobre lotação
Segundo a Apeoc, a portaria pode ocasionar o corte dos professores e coordenadores de área; redução dos professores lotados nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA); e inviabilidade de funcionamento dos laboratórios de Informática e Ciências. Outra crítica feita pelo sindicato é que o processo de produção do documento, publicado no dia 30 de dezembro no Diário Oficial do Estado, não levou em conta a participação e consulta da categoria. Com isso, os profissionais de educação pedem a revisão de alguns pontos da portaria.
Categoria espera resposta do governo
Para o sindicato, as duas reuniões desta quinta-feira, uma com os diretores de escolas e outra com professores e gestores do CEJA, mostraram que o Governo está sensível à questão, mas ainda não deu resposta sobre a suspensão temporária do documento. “Não há acordo na forma como foi editada a portaria. Essa é a posição do sindicato. Em relação ao conteúdo, nós queremos que seja discutida e queremos construir a nossa contribuição, coletivamente, para permitir que a educação pública do Ceará continue avançando", afirma Anízio Melo, presidente da Apeoc. A expectativa do sindicato é que a Seduc dê uma posição sobre a suspensão na reunião desta quinta-feira (6).
Seduc explica pontos do documento
Em nota, a Seduc diz que está aberta ao diálogo para considerar eventuais ajustes na portaria e afirmou que o documento é necessário para organizar a oferta das disciplinas curriculares; o cumprimento das metas estabelecidas nos planos Estadual e Nacional de Educação; o aumento do nível de eficiência da gestão e da oferta de disciplinas curriculares; e a necessidade de valorizar o trabalho docente em sala de aula. A assessoria do órgão disse que todos os pontos trazidos pelo sindicato devem ser analisados pela área técnica da secretaria.

Veja nota da secretaria na íntegra:

A Secretaria da Educação (Seduc) elabora, anualmente, as diretrizes para a lotação de professores nas escolas da rede pública estadual. Este procedimento é necessário para organizar a oferta das disciplinas curriculares. Neste ano, há três aspectos que motivaram algumas mudanças importantes:

1. A necessidade da gestão estadual se preparar para o cumprimento das metas estabelecidas nos planos Estadual e Nacional de Educação. As mais desafiadoras do ponto de vista da gestão dos recursos da educação são: a ampliação da oferta de vagas na educação profissional; a implantação progressiva da escola de tempo integral para a rede regular; a diversificação da oferta curricular no ensino médio e a elevação da média salarial do magistério público estadual;

2. A necessidade de aumentar o nível de eficiência da gestão para ser capaz de realizar os compromissos de ampliação de oferta dos planos de educação num contexto de maior restrição fiscal do Estado;

3. A necessidade de valorizar o trabalho docente em sala de aula e aumentar a oferta de disciplinas curriculares, criando vínculos efetivos das atividades desenvolvidas nos ambientes de aprendizagem com o currículo do aluno.

Alguns esclarecimentos importantes:

1. Os laboratórios de informática e de ciências físicas e biológicas não fecharão. As escolas poderão ofertar disciplinas curriculares nestes espaços e lotar professores que serão regentes nestes ambientes pedagógicos. Na prática, a escola poderá ampliar o currículo e o tempo escolar do aluno;

2. As atividades de apoio aos laboratórios e as funções pedagógicas complementares na escola (como o Professor Coordenador de Área) serão ofertadas de forma a não afetar a regência de classe;

3. Novas contratações de professores serão necessárias ao longo do ano para prover a ampliação da oferta educacional no Estado do Ceará;

4. O processo de remoção de professores efetivos, quando necessário, acontecerá em diálogo entre os professores e os gestores escolares, com apoio das Coordenadorias Regionais de Ensino ou Superintendências das Escolas de Fortaleza;

5. A Secretaria da Educação está em diálogo com o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (APEOC) para considerar eventuais ajustes na Portaria de Lotação.

As mudanças propostas para 2016 têm intuito de continuar o avanço na ampliação e diversificação da oferta educacional aos alunos do ensino médio – seja em turno único, em tempo integral regular ou na educação profissional - e manter a trajetória de melhoria da média salarial dos professores.

Fonte: G1 CEARÁ

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