terça-feira, 25 de outubro de 2016

SEDUC E INSTITUTO UNIBANCO DEBATEM GESTÃO ESCOLAR COM LIDERANÇAS ESTUDANTIS DO ENSINO MÉDIO

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), com apoio do Instituto Unibanco, realizará nos dias 26, 27 e 28 de outubro o Diálogo sobre Gestão, evento que reunirá cerca de 700 alunos da rede pública do Estado (235 a cada dia), entre presidentes de grêmios estudantis e alunos com perfil de liderança. O objetivo é promover o engajamento desses jovens na gestão escolar.
A programação, com duração de oito horas diárias, prevê apresentações sobre o tema, seguidas de reflexões coletivas sobre como é possível participar e ajudar na dinâmica do universo escolar. Os estudantes participarão de atividades de artes e escrita, divididos em grupos, como forma de expressar seus sentimentos, dificuldades e expectativas em relação ao ambiente da escola e à gestão. Ao final, os alunos serão chamados para apresentar o resultado de seus trabalhos, que incluirão a produção de fanzines, cordéis, cartazes, rap, cartas e até produção de rádio e vídeo. 
De acordo com o coordenador de Protagonismo Estudantil da Seduc, Marcelino Brandão, o encontro resgatará o movimento de interação entre os estudantes. "Irá fortalecer a ideia de que a escola tem, sim, jovens que pensam. A gestão escolar não diz respeito apenas ao diretor e ao coordenador, mas, é tanto direito como dever dos estudantes. O evento traça mecanismos de integração nesse universo de forma lúdica", esclarece Marcelino.
Para Tiago Borba, gerente de Planejamento e Articulação Institucional do Instituto Unibanco, o evento permitirá saber como o jovem se vê implicado na gestão da escola, além de mostrar qual o seu papel nesse processo. “Queremos escutar o jovem e fazer com que ele se veja corresponsável na gestão escolar”, explica. 
O evento visa dar continuidade ao conjunto de ações desenvolvidas pela Seduc para fortalecer a atuação estudantil, como o Seminário o Foco é a Escola, Enem não tira férias, AoGosto do Aluno e FDS Curtindo Enem. 
Todo o material produzido no encontro pelos jovens será compilado em pendrive e distribuído aos participantes, para que apresentem e repliquem as atividades em suas escolas. “Nossa expectativa é que eles voltem para as suas escolas e compartilhem com colegas, professores e diretores o que vivenciaram”, completa Borba. 

Serviço:
Diálogo sobre Gestão
Data: de 26/10 a 28/10
Horário: das 8h às 17h
Local: Hotel Romanos - Rua Padre Pedro Alencar, 2012 - Messejana, Fortaleza, Ceará
Fonte: SEDUC CE

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.