terça-feira, 1 de novembro de 2016

ENEM - REDE NACIONAL DE CERTIFICADORES DO ENEM 2016 DEFINE ATUAÇÃO NOS DIAS DE PROVA

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta sexta-feira, 4 de novembro, o prazo para que os servidores públicos federais que se inscreveram na Rede Nacional de Certificadores (RNC) aceitem as demandas abertas para atuação no Enem 2016.
Até 31 de outubro, mais de 15.700 demandas de atuação já tinham sido aceitas. Ao longo desta semana, serão abertas novas demandas que podem ser aceitas até sexta-feira, 4. A expectativa do Inep é que esse número chegue a 27.200, o que representa 70% das coordenações de locais de prova do exame.
Certificadores – As provas do Enem 2016 serão realizadas neste sábado e domingo, 5 e 6. Este é o segundo ano da Rede Nacional de Certificadores (RNC), criada para ajudar no acompanhamento dos procedimentos de aplicação in loco, já que não é possível estar em todos os pontos de aplicação de provas.
Os certificadores ficam atentos às situações de risco. Entre suas responsabilidades está observar o recebimento, integridade, guarda e abertura dos malotes com as provas. Eles também conferem os procedimentos de aplicação, como a capacitação dos aplicadores no dia do exame e o início das provas. As provas para sabatistas também são acompanhadas.
A RNC repassa informações ao Inep por meio do relatório de certificação. Analisadas e consolidadas, essas informações geram dados estatísticos que contribuem para o aprimoramento do processo. Além disso, a atuação do certificador é mais uma garantia de isonomia para os participantes, já que dá mais segurança ao Enem.
Este ano os certificadores também terão um aplicativo para registrar todas as etapas do processo e enviá-las, em tempo real, ao Inep. Para atuar como certificador, os servidores públicos federais passaram por capacitação em formato de Ensino à Distância (EaD). O treinamento teve 30 horas de duração.
Fonte: INEP

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.