terça-feira, 20 de dezembro de 2016

ESCOLA MARIETA CALS SEDIA LANÇAMENTO DO LIVRO "MEMÓRIAS DE CARIRÉ A DUAS MÃOS"

Mesa de cerimonial
Diretora Livramento Dias
Estudantes presentes ao evento
Na noite desta segunda-feira (dia 19), a Escola Marieta Cals teve a honra de sediar o lançamento e noite de autógrafos do livro Memórias de Cariré a duas mãos, que tem como autora a professora Rosa Torquato, com co-autoria do Padre César.
Num evento magnífico, que contou com a presença maciça de professores, estudantes da Escola Marieta Cals, autoridades, ex-alunos, parentes e amigos da autora, muitos discursos se fizeram acontecer.
Em sua fala, a diretora Livramento Dias deu as boas vindas a todos os presentes, ressaltou a carreira profissional da autora (em especial a sua trajetória como diretora por duas gestões e professora da Escola Marieta Cals) e enfatizou a sua satisfação em receber um evento deste porte na escola em que é diretora.
Professor Alan Soares
Público presente ao evento
Representando todos os professores da Escola Marieta Cals e todos os ex-alunos da autora, o professor Alan Soares enfatizou a importância que a Dona Rosa (como é carinhosamente conhecida) teve em sua formação. Ao mesmo tempo, chamou a atenção para a relevância que uma obra desta natureza tem para a educação e a cultura de Cariré. Sua fala findou com uma citação de incentivo à leitura.
A autora Rosa Torquato, por sua vez, fez uma fala em agradecimento a todos os que colaboraram para a concretização deste sonho (que era o lançamento de um livro) e, ao relatar parte de suas memórias contidas no mesmo, causou saudosismo principalmente entre aqueles que, como ela, tiveram essas vivências em Cariré.
Também fizeram uso da palavra o ex-deputado e autor do primeiro livro sobre Cariré, Filinto Elísio; a primeira dama e secretária da educação, Virgina Aguiar; e o prefeito Antonio Martins. Todos, dentre outras coisas, enfatizaram o ganho cultural para Cariré proporcionado pela obra em questão.
Como o próprio nome sugere, o livro faz o resgate não só de fatos históricos, mas também de personalidades, eventos e monumentos carireenses.
Composto por 19 capítulos, intitulados Estrada de Ferro de Cariré, Nossa Primeira Igreja, Antiga Fábrica, O Campo da Estação, Marcos Que Não Voltam Mais, Escola Cefisa Aguiar, As Noites de Natal, Nossa Feira, Nossas Vaquejadas, A Semana Santa de Minha Infância, As Saudosas Serenatas, A Bodega da Nega, Os Blocos Carnavalescos, Uma Primeira Dama, Ginásio Cel. Quirino Rodrigues dos Santos, As Tertúlias da Biblioteca Pública, Hospital e Maternidade Ana Celestino, Escola Dona Marieta Cals, O Comboeiro Que Virou Prefeito, a obra Memórias de Cariré a duas mãos representa um marco importante seja para estudantes da História de Cariré, seja para aqueles que simplesmente pensam em reviver momentos do Cariré de outrora.
No final, ao autora autografou a obra a todos os interessados.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.