terça-feira, 11 de abril de 2017

LIBERADOS OS ESPELHOS DAS REDAÇÕES DO ENEM 2016

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem acessar o espelho da correção de suas redações. Basta entrar na Página do Participante e inserir o número do CPF e senha. O acesso ao espelho de correção é exclusivamente para vista pedagógica da redação, uma forma do participante saber como se saiu em cada uma das cinco competências avaliadas, e mesmo comparar seu desempenho com o dos demais.
O processo de vista pedagógica das redações, como é chamado, começou em 2012, com o objetivo de possibilitar ao participante a compreessão de seu desempenho. A divulgação permite uma reflexão mais aprofundada sobre sua performance e pode nortear possíveis ações pedagógicas. Juntamente com a nota, é apresentada a descrição do nível que o participante atingiu em cada competência, indicando as características das redações alinhadas aos critérios de correção.
As redações do Enem são avaliadas por dois corretores independentes, que atribuem uma nota de zero a 200 pontos para cada competência. Uma terceira correção é feita em caso de discrepância maior do que 100 pontos na soma total das competências ou maior do que 80 pontos em uma ou mais competências. Persistindo a discrepância, o texto é encaminhado para uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final.
Temas – Em 2016, em função das invasões de alguns locais de prova, o Enem teve uma edição regular, uma edição extra para os afetados pelas manifestações e o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade, o chamado Enem PPL. O tema da redação do primeiro Exame foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e o do segundo, Caminhos para combater o racismo no Brasil
O desempenho é avaliado de acordo com os seguintes critérios:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Clique aqui para acessar a Página do Participante.
Fonte: INEP

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