quinta-feira, 15 de junho de 2017

ANUNCIADA EQUIPE BRASILEIRA DA OLIMPÍADA MUNDIAL DE MATEMÁTICA

Com idades entre 16 e 19 anos e oriundos de quatro estados – São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco – os estudantes que compõem a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês) foram apresentados na segunda-feira, 13, durante o anúncio oficial do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, no Rio de Janeiro. São eles: João César Campos Vargas (MG), Pedro Henrique Sacramento de Oliveira (SP), George Lucas Diniz Alencar (CE), André Yuji Hisatsuga (SP), Bruno Brasil Meinhart (CE) e Davi Cavalcanti Sena (PE), todos medalhistas em competições nacionais e internacionais da área.
Pela terceira vez em uma Olimpíada Internacional de Matemática, o paulista Pedro Henrique, 17 anos, disse que já esperava integrar a equipe e a meta para este ano é conquistar o ouro. Nas outras edições das quais participou, recebeu medalha de prata. “Venho me preparando bastante”, disse. O estudante foi selecionado para uma bolsa de graduação na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, para onde embarca no segundo semestre de 2018.
Pedro Henrique afirma que as participações anteriores na IMO foram essenciais para garantir o ingresso na instituição norte-americana. “As olimpíadas foram importantes porque abriram muitas portas em muitos sentidos. Além de eu ter conhecido muitas pessoas que tinham o mesmo gosto que eu por matemática, me permitiu ver que tinha algo além do que eu estudava na escola”, ressaltou.
Também na expectativa do ouro, o pernambucano Davi Cavalcanti, 16 anos, chegou a mudar de estado para poder se preparar para a competição. Trocou Recife por Fortaleza, onde recebeu uma bolsa de estudos no terceiro ano do ensino médio, com foco nas medalhas em olimpíadas do conhecimento. Apaixonado por matemática, Davi passa grande parte do dia resolvendo questões. “A minha preparação se concentra basicamente na resolução de problemas. A olimpíada não é algo muito técnico; é mais uma esperteza de raciocínio que, se você tem, consegue resolver os problemas. Então, treinar bastante acaba sendo essencial para obter um bom resultado”, destacou.
Internacional – É a primeira vez que o Brasil sedia uma Olimpíada Internacional de Matemática. Os estudantes da equipe brasileira foram escolhidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A seleção ocorreu dentro de um grupo de 30 alunos do ensino médio que vinham recebendo treinamento intensivo para a prova desde o ano passado.
Desde 1979, quando iniciou a participação na IMO, o Brasil conquistou 122 medalhas e 29 menções honrosas, sendo a melhor colocação obtida em 2016, quando os brasileiros trouxeram cinco medalhas de prata e uma de bronze, resultando na 15ª colocação mundial. A IMO 2017, que reúne mais de 100 países, ocorrerá de 17 a 23 de julho, no Rio de Janeiro, sob a organização do Impa e da SBM.
Biênio – Instituído por lei e com o apoio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Biênio da Matemática Brasil 2017-2018 tem como meta mostrar a importância da matemática na vida de todos, a partir de uma série de atividades realizadas no país ao longo dos próximos dois anos. Como novidade, traz o lançamento do Troféu Impa Meninas Olímpicas, iniciativa inédita no Brasil para reduzir barreiras ao acesso à disciplina. “O Troféu Impa Meninas Olímpicas será atribuído em função da contribuição que as alunas deem para a pontuação das respectivas equipes”, explicou diretor-geral do instituto, Marcelo Viana.
O secretário de Educação Superior substituto do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabello, ressaltou a importância do Biênio. “Serão dois anos ‘respirando’ matemática, e há duas coisas que só andam juntas: aprendizagem e motivação”, disse. O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza, complementou que os eventos do Biênio são importantes “para mostrar à sociedade e às autoridades a importância da ciência para o desenvolvimento nacional”.
A matemática será tema de eventos como a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em outubro, e o 3º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. Para o ano de 2018, são aguardados o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), o Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas e mais uma edição do Festival da Matemática, entre outros destaques.
Fonte: MEC

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.