terça-feira, 18 de julho de 2017

GOVERNADOR CAMILO SANTANA E COMUNIDADE ACADÊMICA INAUGURAM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UVA

Com a participação da comunidade acadêmica, o Governador Camilo Santana e o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho inauguraram na tarde de sexta-feira, 14 de julho de 2017, o Restaurante Universitário da Universidade Estadual Vale do Acaraú (RU/UVA). Com 1.800 refeições diárias, o RU atenderá mais de 9 mil alunos, além de professores e funcionários.
O evento teve também a participação da Vice-Governadora Izolda Cela; Vice-Reitora Izabele Mont’Alverne e do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. O investimento, somente na construção do RU, foi de R$ 2.623.622,20, em recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e faz parte das ações da Política de Assistência Estudantil do Governo do Ceará para as três universidades estaduais – UVA, UECE e URCA.
Durante a inauguração o Governador Camilo Santana falou da importância da UVA para toda a região. “A UVA tem se desenvolvido a cada ano, sempre mostrando sua capacidade de, por meio da formação acadêmica de milhares de jovens, contribuir sempre mais para o desenvolvimento do Ceará, sendo imprescindível nesse processo”, disse o governador.
Para o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, “o sentimento é de alegria por saber que estamos contribuindo para uma Universidade cada vez melhor e o dia é de agradecimento a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para a realização dessa obra tão importante pelo seu alcance, e que começou a se tornar realidade, ainda no governo Cid Gomes, e teve o apoio sempre presente do governador Camilo”, disse o reitor, acrescentando que “em dezembro o governador estará aqui inaugurando – e estamos trabalhando com afinco para isso – outra obra importante, a Residência Universitária”. 
De acordo com a Vice-Reitora da UVA, o Restaurante Universitário pode ser considerado como uma conquista de toda a comunidade acadêmica. “Nosso sentimento é de dever cumprido; este é um dos equipamentos mais importantes da nossa Universidade hoje, porque além do apoio social, apoiamos também a permanência dos alunos na Instituição, o que se traduz em alunos mais empenhados e em uma produção acadêmica e formação melhores”, afirma a Vice-Reitora Izabele Mont’Alverne. 

Opinião
“Um restaurante é algo básico para nosso dia na Universidade, principalmente para quem não tem família em Sobral e tem que se virar sozinho”. Juliana Resende (5º semestre - Direito)
“É muito limpo e a comida é boa. O RU no campus facilita a vida de quem precisa ir para casa almoçar e voltar em seguida para a aula que começa às 13h30min, diminui os custos com transporte”. Elaine Duarte (semestre 8º Zootecnia)
“Há muito tempo nós necessitávamos, principalmente pelo número de estudantes que moram fora e vêm a Sobral para estudar e existia a dificuldade dos alunos de ter que comer em lanchonetes, uma comida calórica, não saudável; é um local ótimo, organizado e o sistema de créditos facilita bastante, por não ter fila; é com muita gratidão que recebemos esse serviço”. Pedro Victor Linhares (5º semestre - Presidente CA Direito)
“Nós temos aula pela manhã, à tarde e, também, à noite e o jeito era trazer comida de casa ou comprar quentinha em restaurante, em média por sete reais. Agora vai facilitar bastante no custo e a comida é muito boa; já deveria ter há muito tempo, pois e teria beneficiado muitas pessoas”. Mariana Vasconcelos (2º semestre - Ciências Biológicas)
“O RU é fundamental para que o estudante vivencie, realmente, a Universidade, para que possa aproveitar a hora do almoço em atividades como consulta à biblioteca e grupos de estudo, por exemplo. Na Zootecnia cerca de 75% de nossos alunos são oriundos da escola pública, com dificuldade para se manter aqui e o restaurante vai proporcionar uma alimentação adequada, para que possam render mais no trabalho, sem perder aula. Estou muito feliz em ver esse sonho antigo, agora realizado”. Ana Sancha Malveira (Professora Zootecnia)
Fonte: UVANET

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.