quarta-feira, 23 de outubro de 2019

IMPRENSA E DITADURA MILITAR NO CEARÁ É TEMA DE LIVRO ESCRITO POR EX-ALUNO DO CURSO DE HISTÓRIA DA UVA

Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em 2012, o ex-aluno da UVA, João Teófilo, teve sua dissertação, defendida em 2015 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), publicada em livro com o título Nem tudo era censura: imprensa, Ceará e ditadura militar (Appris Editora, 2019. 338 p.). O lançamento ocorreu em 11 de setembro, em uma livraria no Rio de Janeiro.
O livro analisa o papel da imprensa no golpe e na ditadura militar no Ceará por meio do jornal sobralense Correio da Semana e O Povo, de Fortaleza, veículos de comunicação de destaque no período, na capital e no interior. O estudo “questiona certas visões, de algum modo generalizantes, a respeito da imprensa e busca mostrar que nem tudo se resumiu a censura e nem todos os jornais se engajaram, posteriormente, nas lutas pelo restabelecimento da democracia no Brasil, notadamente no contexto das campanhas por eleições diretas para presidente da República”.
No evento de lançamento do livro foi realizado debate com os historiadores Daniel Aarão Reis e Denise Rollemberg, da Universidade Federal Fluminense (UFF). “Compreender o que ocorreu no Ceará evidencia a complexidade de um período que é central para o conhecimento da história recente do país, algo para o qual este livro muito tem a contribuir”, avalia o autor. Saiba mais.
Fonte: UVANET

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.