segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PROJETO "TAFONIZA MARIETA" LEVA CONHECIMENTOS EM PALEONTOLOGIA E TAFONOMIA A ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Partindo da necessidade de compreender o passado da Terra através da Paleontologia e da Tafonomia nasceu o projeto TAFONIZA MARIETA na E.E.M. Dona Marieta Cals, com o objetivo de discutir e divulgar a ciência da paleontologia na educação básica. Através do projeto se viabilizou o contato dos alunos com fósseis reais, e esse contato conjugado a dinâmicas, palestras, oficinas e apresentações, possibilitou o entendimento do processo de fossilização. O referido projeto contribuiu para que também houvesse a divulgação dessa ciência e novidades científicas numa abordagem dinâmica nas escolas de ensino fundamental para os 8º e 9º anos da Cidade de Cariré, este objetivando também protagonizar o papel de multiplicador junto aos alunos da E.E.M. Dona Marieta Cals. 
A primeira etapa do projeto aconteceu na E.E.M. Dona Marieta Cals com um grupo de alunos selecionados por seus professores de biologia e para estes alunos foram ministradas palestras em diversas áreas do conhecimento, em que a professora de Geografia, Antônia Geovânia Rodrigues do Nascimento, o Professor de História, Rodrigo Sousa Ferreira, o Professor de Biologia, Benício Araújo Azevedo e a Coordenadora Maria Auxiliadora de Medeiros, nossa querida Dorinha, foram essenciais nas ministrações e abordagens. 
Os fósseis foram cedidos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e pelo Museu Euclides Rufino Rodrigues a quem agradecemos à Professora Dra. Maria Somália Sales Viana, responsável pelo Laboratório de Paleontologia e Geologia da UVA (LABPALEOGEO) e a Sra. Socorro Evangelista Moraes, presidenta do Museu Euclides Rufino Rodrigues.
Foram visitadas as escolas E.E.I.E.F. Adauta Mocinha Barros Rocha (Localidade de Tapuio), E.E.I.E.F. Tenente Avelino Gomes (Localidade de Anil), E.E.F. Cefisa Aguiar (Sede), E.E.I.E.F. Monsenhor Antônio Candido de Melo (Localidade de Alto Feliz) e E.E.I.E.F. Coronel João Fernandes (Localidade de Juré), além de ser realizada a apresentação na própria Escola Dona Marieta, para os alunos dos turnos manhã e tarde. 
Agradecemos, nas pessoas dos Senhores Diretores das respectivas escolas, a todos que nos acolheram de forma tão cordial e atenciosa. Ressaltamos que as visitas às escolas contempladas foram baseadas na facilidade de acesso e disponibilidade de recursos para deslocamento e planejadas junto a Secretaria de Educação de Cariré, a quem também agradecemos pela disponibilidade e ajuda no planejamento para a realização do projeto.
A experiência superou as expectativas tanto por parte dos professores como por parte dos alunos participantes que ministraram as exposições. Dentro da abordagem atual na educação básica, tanto nos livros didáticos quanto na aplicação do planejamento anual, as considerações da Paleontologia e da Tafonomia não são contempladas de modo que os alunos assimilem e tenham um aprendizado real dessas ciências. O projeto desempenhou um papel interdisciplinar e protagonista que, unido a esta primeira realidade citada, o tornou grandioso em sua realização. 
Professor Benício Araújo Azevedo, professor de Biologia
e organizador do Projeto TAFONIZA MARIETA.

“Na história da humanidade (e dos animais também)
aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram.”
Charles Robert Darwin.


































1 comentários:

Anônimo disse...

Brigado, Fagner.

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.