sexta-feira, 3 de agosto de 2012

BRASIL COLÔNIA CAI NO ENEM; ENTENDA O QUE ESTUDAR

Saiba o que você não pode deixar de estudar sobre os principais fatos da história do Brasil Colônia para o Enem 2012. 
Brasil Colônia ficou em segundo lugar no ranking dos temas que mais aparecem nas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O período colonial brasileiro é considerado o momento de maior crueldade histórica. Por quase quatro séculos, milhões de indígenas e negros foram sequestrados, vendidos, castigados e obrigados a trabalhar de graça para fazer a economia funcionar.
O período colonial brasileiro é considerado
o momento de maior crueldade histórica
 
Para o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, este tema é cobrado para avaliar os conhecimentos dos candidatos em relação à mão-de-obra e ao conceito de minoria na sociedade. “O Enem é uma das provas que mais cobra a vida indígena e a questão da minoria”, afirma.
Para estudar este tema o professor indica a leitura de livros históricos como fonte primária de informação, sempre procurando associar os fatos antigos com temas atuais. “Leia e procure estabelecer um vínculo com processos históricos”, acrescenta.
O período colonial Brasileiro começou em 1500, com o desembarque da primeira expedição vinda de Portugal, aos comandos de Pedro Álvares Cabral. Estendeu-se até a independência, proclamada em 1822, por Dom Pedro I. A época é marcada pela exploração dos recursos naturais e humanos do Brasil em beneficio da Coroa portuguesa.
A princípio, a ocupação se restringia ao litoral. Foi só com o começo da atividade pecuária, ainda no século XVI, e principalmente com as entradas e bandeiras - expedições inicialmente dedicadas à caça de índios-, nos séculos XVII e XVIII, que ocorreu a expansão rumo ao interior. Os bandeirantes descobrem ouro na região de Minas Gerais, originando uma intensa atividade mineradora que se tornou o carro-chefe da economia do século XVIII.
No início do século XIX, a América Latina passa por uma crise colonial, quando as colônias europeias do continente são influenciadas pelo Iluminismo por dois fatores externos importantes: Independência dos Estados Unidos e Revolução Francesa. A independência do Brasil é obtida em 1822, dando início ao período imperial.
Fonte: UNIVERSIA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe críticas, elogios, sugestões. Ajude a melhorar este blog.