quarta-feira, 28 de junho de 2017

ÊXITO TOTAL NO PRIMEIRO DIA DE SIMULADO ENEM DA ESCOLA MARIETA CALS

Os estudantes da Escola Marieta Cals inscritos no ENEM 2017 enfrentam nos dias de hoje e amanhã uma maratona de provas. É que esta escola está promovendo o seu primeiro simulado para esta edição do exame.
Elaborado de acordo com os novos moldes do ENEM, o simulado trouxe no dia de hoje as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação, as quais deviam ser feitas no tempo máximo de cinco horas e meia.
Amanhã, os estudantes terão quatro horas e meia disponíveis para fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Elaborado com o intuito de melhor preparar os estudantes para as provas do ENEM, este simulado mostrou aos estudantes a nova dinâmica deste exame nacional.
Para alguns estudantes, as mudanças promovidas no exame foram interessantes, visto que o ENEM agora pode ser dividido em dois dias totalmente distintos: o primeiro dia, para ler e escrever e, o outro, para fazer cálculo.
No entanto, outros estudantes acham que as mudanças atrapalham o andamento das resoluções das questões pois, segundo eles, o fato de antes ter questões de cálculos misturadas com questões de leitura ajudava, pois quando estavam cansados de fazer os cálculos, alternavam para as questões de leitura e, assim, aproveitavam melhor o tempo de prova.
Embora com opiniões divergentes sobre o atual modelo do exame, os estudantes avaliaram como de suma importância o simulado, visto que se constitui numa oportunidade não só de eles se adequarem à nova metodologia do exame, mas também como uma forma de autoavaliação, buscando evoluir seu desempenho até a data do exame. 

domingo, 18 de junho de 2017

ESCOLA MARIETA CALS RETOMA O PROJETO "CARIRÉ ALÉM DOS MUROS"

Em grande estilo, foi retomado o projeto Cariré Além dos Muros, na Escola Marieta Cals. Após semanas de formações teóricas e pesquisas prévias, aconteceu no dia 14 de Junho uma aula de campo com trajeto diversificado e uma abordagem interdisciplinar.
A partida da escola foi logo cedo, 7:20 h da manhã, com primeira parada no Polo de Lazer de Cariré, onde foi explanado como se deu a reconfiguração daquele espaço ao logo dos anos, através de novos usos, sociabilidades e intervenções do poder público. Ali, ainda, fizemos um aquecimento para a jornada que viria a seguir.
Seguimos caminho em direção a Tanques, não sem antes fazermos uma breve parada no Riacho Seco, na propriedade de Helder Chaves, que falou para todos sobre suas memórias de infância naquele lugar, dificuldades enfrentadas no passado para deslocamento, os desafios do trabalho agropecuário, êxodo rural e a convivência com a seca, fenômeno característico do ecossistema do sertão nordestino, a caatinga. Através de questionamentos, ocorreu uma profícua conversa entre os presentes, com trocas de conhecimentos, experiências e inquietações sobre a vida no campo e a cidade.
Demos continuidade ao nosso trajeto para o próximo ponto. Finalmente, chegamos em Tanques e seguimos em caminhada pelo mato em direção à Pedra do Sino, encontrando no caminho uma barragem construída há muito tempo, supõe-se com exploração de trabalho escravo. Ali, ainda, foi debatido a respeito da ação antrópica no meio ambiente, através de interferências no curso natural das águas.
Prosseguimos nossa aula de campo e, na caminhada, até a famosa Pedra do Sino já foi possível mostrar algumas pinturas rupestres aos alunos, com explicações sobre os tipos existentes no Brasil e possíveis significados das inscrições. Finalmente no nosso destino, tivemos explicações sobre como pode ter se dado a formação da Pedra do Sino e porque ao bater-lhe outra pedra emite o som peculiar que lhe confere o nome.
Estudante da Escola Marieta Cals tirando som da Pedra do Sino
Após a longa jornada, fizemos uma breve pausa para o lanche e retornamos ao ponto de partida, nossa escola, com a grande satisfação de realizar uma atividade bem-sucedida.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

ESTUDANTES DA ESCOLA MARIETA CALS RECEBEM SUAS MEDALHAS DA OBFEP 2016


A noite desta quarta-feira (24) foi bastante especial para os estudantes da Escola Marieta Cals, de Cariré. É que nesta data foi realizada a cerimônia de premiação aos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Física das Escola Públicas (OBFEP).
Na oportunidade, 5 estudantes desta escola foram homenageados e receberam as suas medalhas, colocando Cariré novamente entre as pouquíssimas cidades cearenses com medalhas em olimpíadas (de 184 municípios, apenas 20 deles tiveram medalhistas e, destes, Cariré foi uma das cidades que apresentou a maior quantidade).
Outro fato que merece destaque é que apenas 14 estudantes de todo o Ceará conseguiram medalhas na premiação nacional, sendo um deles de Cariré.
A quantidade de medalhas de Cariré foi algo tão notório que, em sua fala, o analista de planejamento e orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, João Milton, citou nosso município com um dos destaques da olimpíada.
Foram homenageados os seguintes estudantes:
- José Tiago Mota Crispim, medalha de prata nacional e ouro estadual;
- Rivaldo Bastos Melo, medalha de prata estadual;
- Francilândio Lima Serafim, medalha de bronze estadual;
- Daniel Soares Azevedo, medalha de bronze estadual;
- Felipe Carneiro de Sousa, medalha de bronze estadual.
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.
A Escola Marieta Cals parabeniza aos seus campeões, ao mesmo tempo em que reafirma o seu compromisso na busca por uma educação pública de qualidade, que ofereça a cada jovem oportunidade de sucesso em sua vida pessoal e, futuramente, profissional.

EVENTO NO CAMPUS CIDAO COMEMORARÁ 21 ANOS DO CURSO DE QUÍMICA DA UVA

A Coordenadoria do Curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizará, no dia 19 de junho de 2017, às 18h30min, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), no campus CIDAO, solenidade alusiva aos 21 anos de atividades do curso. As comemorações prosseguirão até o dia 20 de junho com programação que inclui palestra e confraternização pelo Dia do Químico, em 18 de junho.
Após a solenidade de abertura haverá palestra sobre “A Pesquisa no Ensino de Química”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Francisco Souto de Sousa Junior da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). 
Na terça-feira, 20 de junho, às 20h, também no auditório do CCET, haverá palestra sobre o contexto histórico da agricultura e biocombustíveis e os avanços da Ciência e Tecnologia no desenvolvimento do Brasil. A palestrante convidada será a Prof.ª Dr.ª Tigressa Helena Soares Rodrigues (UVA).
O encerramento das comemorações será a partir das 21h, com confraternização entre alunos e professores do curso e sorteio de livros de Química.
O Curso de Licenciatura em Química da UVA foi criado em 16 de junho de 1995, por meio da Resolução nº 39-A/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UVA), de acordo com o disposto na Lei 9.131, de 25 de novembro de 1995. Em 2011 teve início a primeira turma do Curso de Bacharelado em Química.
Fonte: UVANET

ANUNCIADA EQUIPE BRASILEIRA DA OLIMPÍADA MUNDIAL DE MATEMÁTICA

Com idades entre 16 e 19 anos e oriundos de quatro estados – São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco – os estudantes que compõem a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês) foram apresentados na segunda-feira, 13, durante o anúncio oficial do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, no Rio de Janeiro. São eles: João César Campos Vargas (MG), Pedro Henrique Sacramento de Oliveira (SP), George Lucas Diniz Alencar (CE), André Yuji Hisatsuga (SP), Bruno Brasil Meinhart (CE) e Davi Cavalcanti Sena (PE), todos medalhistas em competições nacionais e internacionais da área.
Pela terceira vez em uma Olimpíada Internacional de Matemática, o paulista Pedro Henrique, 17 anos, disse que já esperava integrar a equipe e a meta para este ano é conquistar o ouro. Nas outras edições das quais participou, recebeu medalha de prata. “Venho me preparando bastante”, disse. O estudante foi selecionado para uma bolsa de graduação na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, para onde embarca no segundo semestre de 2018.
Pedro Henrique afirma que as participações anteriores na IMO foram essenciais para garantir o ingresso na instituição norte-americana. “As olimpíadas foram importantes porque abriram muitas portas em muitos sentidos. Além de eu ter conhecido muitas pessoas que tinham o mesmo gosto que eu por matemática, me permitiu ver que tinha algo além do que eu estudava na escola”, ressaltou.
Também na expectativa do ouro, o pernambucano Davi Cavalcanti, 16 anos, chegou a mudar de estado para poder se preparar para a competição. Trocou Recife por Fortaleza, onde recebeu uma bolsa de estudos no terceiro ano do ensino médio, com foco nas medalhas em olimpíadas do conhecimento. Apaixonado por matemática, Davi passa grande parte do dia resolvendo questões. “A minha preparação se concentra basicamente na resolução de problemas. A olimpíada não é algo muito técnico; é mais uma esperteza de raciocínio que, se você tem, consegue resolver os problemas. Então, treinar bastante acaba sendo essencial para obter um bom resultado”, destacou.
Internacional – É a primeira vez que o Brasil sedia uma Olimpíada Internacional de Matemática. Os estudantes da equipe brasileira foram escolhidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A seleção ocorreu dentro de um grupo de 30 alunos do ensino médio que vinham recebendo treinamento intensivo para a prova desde o ano passado.
Desde 1979, quando iniciou a participação na IMO, o Brasil conquistou 122 medalhas e 29 menções honrosas, sendo a melhor colocação obtida em 2016, quando os brasileiros trouxeram cinco medalhas de prata e uma de bronze, resultando na 15ª colocação mundial. A IMO 2017, que reúne mais de 100 países, ocorrerá de 17 a 23 de julho, no Rio de Janeiro, sob a organização do Impa e da SBM.
Biênio – Instituído por lei e com o apoio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Biênio da Matemática Brasil 2017-2018 tem como meta mostrar a importância da matemática na vida de todos, a partir de uma série de atividades realizadas no país ao longo dos próximos dois anos. Como novidade, traz o lançamento do Troféu Impa Meninas Olímpicas, iniciativa inédita no Brasil para reduzir barreiras ao acesso à disciplina. “O Troféu Impa Meninas Olímpicas será atribuído em função da contribuição que as alunas deem para a pontuação das respectivas equipes”, explicou diretor-geral do instituto, Marcelo Viana.
O secretário de Educação Superior substituto do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabello, ressaltou a importância do Biênio. “Serão dois anos ‘respirando’ matemática, e há duas coisas que só andam juntas: aprendizagem e motivação”, disse. O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza, complementou que os eventos do Biênio são importantes “para mostrar à sociedade e às autoridades a importância da ciência para o desenvolvimento nacional”.
A matemática será tema de eventos como a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em outubro, e o 3º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. Para o ano de 2018, são aguardados o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), o Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas e mais uma edição do Festival da Matemática, entre outros destaques.
Fonte: MEC

terça-feira, 13 de junho de 2017

06 DE JULHO: PAGAMENTO DA 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO DO ESTADO

Foi confirmado para o dia 06 de julho o pagamento da 1ª parcela do 13° salário dos servidores estaduais do Ceará. O anúncio foi feito pelo próprio governador Camilo Santana na tarde desta terça-feira (13), durante transmissão ao vivo pela rede social Facebook. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Fazenda do Estado. Segundo a Sefaz, serão liberados R$ 410 milhões.
Fonte: APEOC

segunda-feira, 12 de junho de 2017

EDUCAÇÃO: GOVERNO DO CEARÁ CUMPRE COMPROMISSO E CONCEDE REAJUSTE A PROFESSORES

Mensagem do Executivo que altera valores de remunerações e gratificações
foi encaminhada nesta sexta (9) para a Assembleia Legislativa.
O Governo do Ceará encaminhou na tarde desta sexta-feira (9) para a Assembleia Legislativa a mensagem que reajusta as gratificações educacionais especializadas e por efetiva regência de classe. O projeto de lei prevê ainda a atualização da Parcela Variável da Redistribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (PVR/Fundeb) para professores temporários. Com esta mensagem, o ganho remuneratório cobre em 7,64% o índice da inflação acumulada no período.
Serão beneficiados ativos e inativos com a regência e a gratificação. Baseado no Plano de Cargos e Carreiras dos professores, os percentuais serão ajustados da seguinte forma:
O texto do Executivo é fundamentado na necessidade permanente e contínua política de valorização do magistério da educação básica do Estado do Ceará, bem como o cumprimento do compromisso assumido com a categoria dos professores.

- Mais ações na educação
Unidades de ensino entregues
O Governo do Ceará inaugurou de janeiro a junho de 2017 duas escolas profissionalizantes e outras oito escolas de Ensino Médio. Foram investidos R$ 60,4 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual para construir, mobiliar e equipar cada uma destas unidades de ensino.

Ensino Médio em Tempo Integral
Atualmente, uma em cada quatro escolas funciona em tempo integral. Em 2017, a rede pública estadual de ensino tem 71 escolas regulares com esta modalidade de ensino, as quais se somam as 116 Escolas Estaduais de Educação Profissional que ofertam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou, em 2016, o projeto-piloto para a implantação do tempo integral em 26 escolas estaduais de ensino regular. Neste ano, mais 45 unidades passaram a ofertar a jornada prolongada.
No total, 31 municípios apresentam Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, beneficiando cerca de 15,5 mil alunos. Entre as 71 escolas integrais, 27 estão localizadas em Fortaleza.
As 45 novas EEMTIs estão entre os 20 municípios mais populosos e atenderão a cerca de 9 mil estudantes. Cada unidade está distribuída em áreas consideradas mais vulneráveis. Serão investidos R$ 108,8 milhões a mais no Programa de Ensino Médio Integral em 2017.

AvanCE – Programa Bolsa Universitário
Em maio, o Governo do Ceará lançou o AvanCE - Programa Bolsa Universitário, que tem o objetivo de melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos da rede pública cearense, por meio de auxílio financeiro.
O Programa ofertará bolsa de R$ 937,00, durante seis meses no primeiro ano do Ensino Superior, aos alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública e estão matriculados em curso de graduação de instituições credenciadas pelo Ministério da Educação. Neste ano, 1.000 estudantes serão contemplados com o auxílio financeiro.

Ingresso no ensino superior
O índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no Ensino Superior cresceu 28%, entre os anos de 2015 e 2016. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número chegou a 10.035.

Enem 2017
Um total de 99,51% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Em 2016, foram 98% de inscritos. Para alcançar estes resultados, a gestão estadual conta com gestores, professores e a comunidade escolar.

Mestrado para professores
A Secretaria da Educação (Seduc) lançou editais, em parcerias com instituições de Ensino Superior, para ofertar vagas de mestrados aos professores da rede estadual. Em janeiro, foi lançado um edital com 30 vagas para o Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (Específica para Tecnologia Social – Seduc) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No início de maio, foi aberta seleção para oferta de 35 vagas para os docentes no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFF). Também em maio foi lançado, em parceira com a Universidade Federal do Ceará o edital para 30 vagas em uma turma exclusiva no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Spaece
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), realizado em 2016, revela a continuidade do crescimento nos níveis de alfabetização no Estado. Ao todo, 86% dos alunos finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental (EF) alfabetizados.

Ginásios e quadras poliesportivas e Centro de Educação Infantil (CEI)
Até agora, foram inaugurados pelo Governo do Ceará 10 ginásios e duas quadras poliesportivas. O investimento nestes equipamentos esportivos foi de R$ 6,8 milhões, com recursos federais e estaduais. O Governo do Ceará inaugurou um Centro de Educação Infantil em Itaitinga e assinou ordem de serviço para mais dois CEIs.
Fonte: SEDUC CE

CONFIRA COMO FOI A ETAPA REGIONAL DO FESTIVAL ALUNOS QUE INSPIRAM

Na última quarta-feira (07) a 6ª Coordenadoria Regional da Educação realizou a Etapa Regional do Festival Alunos que Inspiram. O evento ocorreu no Centro de Educação à Distância (CED) em Sobral e contou com os projetos artísticos finalistas das 8 categorias.
Os trabalhos foram iniciados no turno da manhã com as apresentações das categorias Poema, Vídeo Curta-Metragem, Esquete Teatral e Grupo Vocal, enquanto o público também apreciava as exposições de Desenho e Pintura. À tarde, os estudantes-artistas encerraram as apresentações com as categorias Dança e Grupo Musical, havendo então, a solenidade de Premiação. As equipes vencedoras foram classificadas à seletiva da fase Estadual, onde serão escolhidos para a grande final: 2 trabalhos por análise técnica e 1 por votação popular, em cada categoria.





Fonte: CREDE 06

quarta-feira, 7 de junho de 2017

SEDUC LANÇA PROJETO #APRENDERVIAJANDO

Com o objetivo de incentivar a aprendizagem por meio do intercâmbio cultural e da diversificação do repertório pedagógico, a Secretaria da Educação (Seduc) lança, nesta quinta-feira (08/06), às 8h30, o #AprenderViajando. Esta iniciativa irá selecionar projetos das escolas públicas da rede estadual de ensino com o propósito de financiar viagens educativas, envolvendo estudantes e professores orientadores. O lançamento será no Museu da Indústria, com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar.
O #AprenderViajando visa oportunizar aos jovens uma educação integral, levando-os a conhecerem novas cidades, espaços, equipamentos e atrações culturais. Por meio de viagens educativas, os alunos poderão vivenciar de perto aquilo que eles estudaram em sala de aula.
Nesta quinta, a Seduc divulgará o edital, que selecionará os projetos das escolas a serem contempladas pelo #AprenderViajando. Todas as unidades de ensino estão aptas a elaborar a proposta de viagem para os seguintes destinos e respectivas quantidades: Fortaleza (02), Sobral (01) e Juazeiro do Norte (01). O professor deverá elaborar seu projeto por área/disciplina com uma proposta de roteiro de visitação de um dia e meio. 
As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de junho, no endereço edu.cientifica.seduc.ce.gov.br. O resultado será divulgado no dia 21 de junho no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br). As viagens serão realizadas no período de 26 a 30 de junho.

Serviço:
Lançamento do #AprenderViajando
Data: 08 de junho de 2017
Local: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Fonte: SEDUC CE

sexta-feira, 2 de junho de 2017

SEDUC LANÇA DIÁRIO ONLINE PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

Atividades como o registro da frequência diária, o gerenciamento dos planos anuais e de aula e o lançamento das notas dos alunos ficarão muito mais fáceis para os professores da rede pública estadual de ensino. A Secretaria da Educação (Seduc) lança, nesta sexta-feira (02), o Diário Online, ferramenta digital que ficará disponível à adesão dos docentes, podendo substituir o diário impresso, possibilitando a realização de funções de forma ágil e eficaz, além de ganho de tempo para desenvolver trabalhos pedagógicos.
Com a nova ferramenta, os diários estarão sempre disponíveis, seja no smartphone e tablet (versão Android) e no computador. Integrado ao SIGE Escola, este sistema permite melhor compreensão do processo ensino-aprendizagem, dando suporte para as decisões pedagógicas eficientes. 
A ferramenta, desenvolvida pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea) - Gestão Pedagógica em parceria com a Assessoria de Tecnologia da Informação (Astin) da Seduc, está funcionando, desde janeiro deste ano, como projeto-piloto em 33 escolas. O ideal é que os professores utilizem o período de 02 a 15 de junho para se cadastrarem e se ambientarem ao sistema. A partir do uso do Diário Online, todas as informações salvas migrarão para o SIGE Escola. No próximo dia 08 de junho, a Secretaria da Educação vai realizar, em Fortaleza, uma formação para representantes de todas as Crede/Sefor sobre a utilização da plataforma.
Fonte: SEDUC CE

INEP TESTA OPERAÇÃO GRÁFICA DA PROVA PERSONALIZADA DO ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta sexta-feira, 2, um teste geral da operação de impressão, manuseio e expedição da prova personalizada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. É a primeira vez que o Enem terá uma prova com o nome e número de inscrição do participante. A simulação, na gráfica que venceu a licitação para a impressão, reuniu representantes do Inep, do consórcio aplicador e do Ministério Público Federal.
Por meio de videoconferência, a presidente do Inep, Maria Inês Fini falou aos presentes da importância de demonstrar ao Ministério Público Federal as especificidades do trabalho do Inep e as exigências feitas pelo Instituto para o processamento da prova do Enem. “É uma oportunidade de construirmos argumentos de defesa da necessidade da qualidade deste serviço”, defendeu Maria Inês Fini.
O teste – Para simular toda a operação, foram impressas provas de 60 mil participantes do Enem 2016, porém adaptadas às características da edição de 2017. Todos os presentes no teste puderam conhecer a logística completa do Enem realizada em ambiente gráfico. Foram demonstradas a recepção de arquivos e tratamento de dados; a produção de provas e personalização; a produção de material de aplicação e de dados variáveis; a transferência das áreas de produção para áreas de manuseio. Durante a simulação também foi feita a colocação dos lacres eletrônicos; o manuseio de material de aplicação; a ficha de identificação com biometria; a expedição de provas e de material de aplicação; além dos controles necessários a essas etapas.
Fonte: INEP

quinta-feira, 1 de junho de 2017

CARIRÉ, NO CEARÁ, DISPUTOU O DIA DO DESAFIO CONTRA MÉRIDA, NA VENEZUELA, COM O TEMA "VOCÊ SE MEXE E O MUNDO MEXE JUNTO"






A cidade de Cariré-CE participou no dia de ontem, quarta-feira (31), de mais uma edição do Dia do Desafio, que neste ano de 2017 tem como tema "Você se mexe e o mundo mexe junto". É uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Ontem, em Cariré, o convite à atividade física se estendeu a todos, envolvendo o poder público, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.


Em 2017, Cariré, na região Noroeste do Estado do Ceará, disputou contra a cidade Mérida, na Venezuela, num saudável desafio para saber quem se mexeu mais.

UVA DIVULGA 2ª CHAMADA PARA VAGAS REMANESCENTES DO VESTIBULAR 2017.1

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), divulgou no início da noite de hoje (dia 1º de junho) as VAGAS REMANESCENTES após a chamada dos candidatos CLASSIFICÁVEIS do Processo Seletivo 2017.1, realizada nos dias de ontem e hoje, referentes ao Edital Nº 01/2017, para ingresso em cursos de graduação da UVA, oferecidos em Sobral.
A matrícula dos CLASSIFICÁVEIS SEGUINTES será no dia 02 de junho de 2017 (amanhã), na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), no campus Betânia, a partir das 09h, para todos os cursos, por ordem de chamada.
Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário indicado e/ou que não apresentarem a documentação indicada a seguir, juntamente com os originais:
a) 01 (uma) fotocópia da Carteira de Identidade;
b) 01 (uma) fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
c) 01 (uma) fotocópia do comprovante da obrigação eleitoral;
d) 01 (uma) fotocópia do Certificado de Reservista (para homens que já tenham feito o alistamento militar).

Eis o quantitativo de vagas (clique sobre a imagem para melhor visualização):